Dado o alerta, vamos para a resposta! O piso vinílico – de boa qualidade e procedência – possui certificado de flamabilidade. Isso não significa que não pega fogo, mas sim que, em caso de incêndio, esse tipo de revestimento derrete e retarda a propagação das chamas. Nesse sentido, vale reforçar que a velocidade com que um foco de incêndio evolui impacta diretamente no tempo de abandono seguro e, consequentemente, na possibilidade de conter o fogo para que não comprometa a estrutura da edificação ou, ainda, atinja outros estabelecimentos.
Além disso, os pisos vinílicos devidamente certificados pelo Inmetro não emitem gás tóxico, apenas uma fumaça branca não prejudicial à saúde (baixa emissão de VOC – compostos orgânicos voláteis). Esse é um diferencial e tanto, pois, em situações de incêndio, é bastante comum as pessoas desmaiarem por conta dos gases, dificultando ainda mais o resgate das vítimas.
Portanto, agora que você está munido de informações sobre a flamabilidade dos pisos vinílicos, fique atento(a) aos detalhes na próxima vez que for comprar pisos para a sua residência ou comércio e peça as especificações aos consultores. Na Studio do Piso, por exemplo, todos os produtos atendem às normas do Inmetro e possuem certificados.
Lembre-se que a segurança vem sempre em primeiro lugar!