O porcelanato é um revestimento cerâmico que se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa. Isso torna o produto muito resistente e com alta durabilidade, e além disso, ele tem baixa absorção de água.
Por suas características, o porcelanato quando retificado permite o uso de rejuntes menos espessos, conferindo um acabamento mais fino e homogêneo, conferindo amplitude ao ambiente.
É um material muito versátil, comercializado em diferentes tamanhos, cores e texturas, podendo ser usado em áreas externas, internas, fachadas, pisos, paredes, bancadas e muito mais.
Tipos de Porcelanato
Acetinado – possui acabamento não brilhante.
Aplicação: interna, externa, revestindo chão e parede
Polido – possui superfície lisa e com muito brilho
Aplicação: áreas internas secas (quartos, corredores, salas, etc.). Não é recomendado para áreas externas ou molhadas (banheiros, áreas de serviço, etc.), pois fica escorregadio em contato com a água.
Esmaltado – O mais fácil de manter, pois recebe uma camada de esmalte por cima da textura. Pode ter superfície lisa ou áspera, brilhante ou mate.
Aplicação: áreas internas secas.
Antiderrapante – ideal para áreas onde há risco de escorregamento quando molhado. É também chamado natural ou técnico, pois não recebe qualquer tipo de acabamento na superfície.
Aplicação áreas externas (garagem, quintal, etc.).