Pisos vinílicos são revestimentos produzidos com matéria prima de PVC, exclusivamente de origem Sul Koreana. A Korea é o país que incialmente desenvolveu a tecnologia do uso de PVC para revestimentos. A partir disso, muitos fabricantes desenvolveram pisos em mantas, réguas e lajotas para vários tipos de uso, para aplicações residenciais e comerciais de alto tráfego.
LVT é uma sigla inglesa para Luxury Vynil Tile, nomenclatura pouco conhecida entre os brasileiros.
No Brasil todos os pisos vinílicos comercializados são importados da China ou Korea, mesmo sendo de marcas nacionais.
Os pisos vinílicos possuem diferentes espessuras e capas, iniciando em 2 mm até 5 mm.
Observações importantes:
– Todos os pisos vinílico com sistema clic de encaixe, necessitam ter na composição do PVC uma camada fina de fibra de vidro. Essa camada confere mais estabilidade ao piso. Pisos vinílico clicados sem fibra de vidro são mais baratos, porém mais suscetíveis a abrir frestas com o passar do tempo.
– Pisos vinílico podem riscar com mais facilidade do que os pisos laminados. Entretanto, em função da estrutura de PVC os pisos vinílico são resistentes à umidade, enquanto laminados não podem ter nenhum contato com água.
– Para ambientes molhados – como banheiros, lavabos, sacadas e cozinhas – são mais indicados os pisos colados ao contrapiso.
– Para instalação de qualquer piso vinílico, é determinação de todos os fabricantes que o lojista ou consumidor execute a perfeita regularização do contrapiso existente. Estes revestimentos apenas podem ser instalados sobre contrapisos nivelados.
– Instalação de piso vinílico deve ser realizada por profissionais. Desde a preparação do contrapiso, cola ou tipo de adesivo utilizado e o assentamento demandam procedimentos técnicos para que seu produto tenha maior durabilidade e qualidade.
Quer saber mais sobre os pisos vinílicos? Entre em contato com a Studio do Piso.