• studio do piso facebook
  • studio do piso isntagram
  • studio do piso whatsapp

ÁGUA VERDE              TARUMÃ
Av. Água Verde, 82     Av. Victor Ferreira do Amaral, 575 
41 3222-0077            41 3033-6262

Orçamento

Procurando pisos laminados ou pisos vinílicos em Curitiba?

solicite um orçamento

SAC

A recente tecnologia construtiva do Light Steel Frame ainda suscita algumas dúvidas no que diz respeito à sua eficiência quanto resistência à umidade para as pessoas que não estão totalmente familiarizados com o sistema construtivo.

Na verdade, estas dúvidas facilmente são sanadas quando compreende-se que o embasamento de residências construídas no sistema Light Steel Frame devem seguir exatamente os mesmos parâmetros utilizados nas construções feitas de alvenaria artesanal.

Segundo Maurício Kokis - arquiteto especialista em projetos e construções em Light Steel Frame - o piso estrutural (que tem contato direto com o chão e portanto com a umidade que sobe da terra) deve estar a uma distância de, ao menos, 30 centímetros acima do nível do terreno. Além deste cuidado deve-se observar, na hora da concretagem, que é indispensável a utilização de impermeabilizante diluído no concreto. Existem várias marcas disponíveis no mercado e o custo é relativamente baixo.

Para Maurício Kokis Cristalizadores também são uma opção a ser considerada para quem quer segurança extra contra umidade. Eles devem ser aplicados até 24 horas após a concretagem, antes da secagem e cura do piso. O produto penetra no concreto alterando sua composição química tornando-o totalmente impermeável. Existem poucas marcas disponíveis no mercado, mas a segurança que ele oferece realmente compensa o investimento.

"Contudo os pisos das construções no sistema Light Steel Frame não necessariamente estarão em contato com o solo. Quando consideramos os pisos dos andares superiores, independente da opção do proprietário em fazer ou não o uso de contrapiso (laje seca), o procedimento para colocação de piso laminado não necessita nada além do que já é utilizado em outros tipos de edificação" complementa Maurício Kokis. Isto significa que, mesmo que diretamente sobre a chapa de OSB (imprescindível que seja de 18 milímetros, do tipo macho e fêmea, a fim de garantir o travamento), basta a aplicação da manta que antecede a colocação de qualquer piso laminado.

Observando, portanto, o cuidado costumeiramente dispensado a qualquer edificação, a aplicação de pisos laminados em obras do sistema construtivo Light Steel Frame em nada difere em praticidade tem o mesmo desempenho no que diz respeito à umidade.

Este artigo foi produzido pela Studio do Piso em parceria com a Casa Conceito Habite e o Projeto Habite, com a participação especial do arquiteto Maurício Kokis (Agora Projetos).

1-columbia-tamanho.png10-santa-luzia-tamanho.png12-vintage-tamanho.png2-durafloor.jpg3-flooresyt.jpg7-quick-step.jpg