• studio do piso facebook
  • studio do piso isntagram
  • studio do piso whatsapp

ÁGUA VERDE              TARUMÃ
Av. Água Verde, 82     Av. Victor Ferreira do Amaral, 575 
41 3222-0077            41 3033-6262

Orçamento

Procurando pisos laminados ou pisos vinílicos em Curitiba?

solicite um orçamento

SAC

Entrevistamos o arquiteto Maurício Kokis, especialista com mais de 20 anos de experiência em projetos em Light Steel Frame e alvenaria para reunir as melhores dicas para a correta preparação do seu piso para que o mesmo receba os melhores pisos laminados, vinílicos ou de madeira da Studio do Piso.

Fator necessário para evitar problemas na colocação do seu piso laminado é a preparação correta do pavimento. O correto processo de nivelamento do assoalho evita que o piso laminado venha futuramente a ranger, afundar ou deformar-se.

Segundo Maurício Kokis a tendência corrente é buscar o chamado “piso zero”, que nada mais é que o piso bruto já nivelado, dispensando procedimento posterior de regularização ou contrapiso. No entanto, por diversos fatores - compactação, quantidade de água no concreto, clima, destreza na aplicação, dentre muitos outros - o almejado piso zero pode não ser alcançado “de primeira”. Apenas após a secagem completa do concreto será possível verificar se o nivelamento está correto ou se será necessário haver retificação.

Para Maurício Kokis, nestes casos, é necessário avaliar qual a melhor maneira de fazer a regularização. Se os desníveis forem pequenos - até 1 centímetro - vale a pena lançar mão das chamadas argamassas auto-nivelantes. São, como o próprio nome já diz, argamassas facilmente disponíveis no mercado por diversas marcas, que tem por característica serem bastante fluídas e plásticas. Isso faz com que o produto naturalmente venha a se acomodar nos pontos mais baixos do piso e com a ação da gravidade aconteça o nivelamento após a secagem, suprimindo as irregularidade e imperfeições.

Na hipótese do piso vir a necessitar de caimento ou caso os desníveis sejam superiores a um centímetro, faz-se necessária a execução de contrapiso de regularização com massa de areia, cimento e impermeabilizante.

Estes procedimentos podem ser feitos a qualquer tempo, sempre que constatado que imperfeições no assoalho possam estar prejudicando o desempenho ou a durabilidade do seu piso laminado. Igualmente faz-se necessária a regularização do piso no caso de troca do piso parquet para piso laminado, a fim de ajustar a altura do assoalho. Isto evitará que a área onde o piso será aplicado venha a ficar mais baixa que áreas pavimentadas com piso cerâmico, por exemplo, uma vez que o parquet tende a ter uma espessura maior que a do piso laminado.

Este artigo foi produzido pela Studio do Piso em parceria com a Casa Conceito Habite e o Projeto Habite, com a participação especial do arquiteto Maurício Kokis (Agora Projetos).

1-columbia-tamanho.png10-santa-luzia-tamanho.png12-vintage-tamanho.png2-durafloor.jpg3-flooresyt.jpg7-quick-step.jpg